quinta-feira, 21 de abril de 2011

Bolinhas e fios entrelaçados em veludo.



Ingredientes:

- 12 almôndegas;
- 1 courgette;
- 1 dente de alho;
- 1 c. chá de manjericão;
- 2 c. sopa de azeite;
- 4 c. de sopa de polpa de tomate;
- 1 c. de sopa de ketshup;
- 1/2 copo de vinho branco;
- 1 cebola;
- 250gr. de massa esparguete;
- 1 c. de sobremesa de óleo;
- sal.


Preparação:

Coloque na cuba da Fussioncook ou numa panela alta o azeite com o alho, o manjericão e a cebola em luas. Programe 2 minutos manual e vá mexendo de vez em quando. Junte a polpa, o ketshup e o vinho e deixe ferver mais um pouco. Junte a courgette com casca em fatias e deixe ferver por 4 a 5 minutos. Junte então as almôndegas, alguma água e sal a gosto. Se usou a Fussioncook programe 15 minutos e feche-a. Se usou um tacho coloque em lume brando e deixe cozinhar até estarem quase prontas.

Aproveite agora para colocar a massa a cozer. Coloque 1,5l. de água com muito sal ao lume e a colher do óleo. Assim que ferver junte a massa e dexe cozer em lume brando por 7 a 8 minutos. Se tiver Bimby pode cozê-la de acordo com o livro base. No final escorra a massa e passe-a por água fria.

Retire as almôndegas para um prato e triture o molho. Se tem Bimby, passe o molho nela por 1 minuto na vel.7. Volte a colocar as almôndegas no molho e programe mais 5 minutos ou deixe ferver mais um pouco em lume brando.

Para servir coloque uma porção de espaguete em cada prato, as almôndegas e por cima uma dose generosa do molho.

1 comentário: