domingo, 10 de abril de 2011

Livro em teste esta semana... "Feito em Casa" de Joana Roque, pela Esfera dos Livros.



http://www.esferadoslivros.pt/livros.php?id_li=242

Título: "Feito em Casa"
Autor: Joana Roque
Editora: Esfera dos Livros
Colecção: Manuais e Guias
Páginas: 448
ISBN: 9789896262891

Para Joana Roque, cozinhar, mais do que uma arte, é um prazer. Cresceu entre tachos e panelas a fumegar na cozinha da mãe e da avó que, de avental aprumado e ar atarefado, lhe foram transmitindo alguns conselhos únicos, histórias de bolos com nomes de tias, de pratos que já a bisavó fazia, de petiscos feitos a olho e outras tantas receitas de família. Joana Roque anotou tudo nos seus cadernos de receitas.

Com mais de 250 receitas e conselhos de economia doméstica, Joana Roque traz-nos receitas tradicionais, os seus pratos preferidos para comer em frente à televisão, a sua «comida de conforto» para dias em que precisamos de um mimo especial, as receitas rápidas e práticas para receber familiares e amigos em casa, os bolos para festas de anos, as bolachas para uma tarde de frio, pratos que conseguimos fazer com restos que iam ter como destino o caixote do lixo, etc.

Sabia que com um quilo de carne picada pode fazer pratos variados? Que a melhor forma de não deixar legumes frescos apodrecerem no seu frigorífico é congelá-los em sacos com etiquetas? Que um jantar com 20 pessoas em casa não precisa de ser um stress desde que siga as dicas da Joana? Que em vez de gastar dinheiro em prendas de Natal pode criar os seus próprios cabazes?

Ao longo de doze meses acompanhamos o dia-a-dia de Joana Roque e os truques que utiliza para fazer receitas rápidas, saborosas, com os ingredientes que temos na despensa, e que, mais importante do que tudo, saem sempre bem.

A minha opinião:

Trata-se de um livro que ultrapassa o habitual livro de culinária, uma vez que é acompanhado de pequenas partilhas sobre o dia-a-dia, desafios e preocupações da autora, o que nos leva a lê-lo como se se tratasse de um diário e, com o tipo de letra e formatação escolhida, apesar de as fotos não acompanharem as receitas, ficamos com imensa vontade de experimentar cada uma.
Fico ansiosamente à espera de mais um livro desta autora!

Pontos fortes:
- Receitas fáceis, simples e com ingredientes fáceis de conseguir;
- Inspira um sentimento de partilha e intimidade com a autora;
- As sugestões de economia e gestão das refeições;
- Leveza do grafismo.

Pontos fracos:
- Índice final de receitas que nem sempre corresponde à página certa, o que dificulta o procurar uma receita específica por não se encontrar organizado por temas.

Pontuação: 4 Flavours

2 comentários:

  1. Acabo de conocer tu blog pasenado por los bloguer y la verdad que tienes unas recetas buenisimas!!! gracias por compartirlas y espero verte pronto, ya tienes una seguidora mas ajajajaja

    ResponderEliminar

Ocorreu um erro neste dispositivo