terça-feira, 19 de abril de 2011

Livro em teste esta semana... "Curso de Cozinha" de Henrique Sá Pessoa, pela Esfera dos Livros.



Veja aqui o livro.

Título: "Curso de Cozinha"
Autor: Henrique Sá Pessoa
Editora: Esfera dos Livros
Colecção: Manuais e Guias
Páginas: +/- 160 + 32 extratextos
ISBN: 978-989-626-262-4


Comecemos pelas ferramentas do ofício. Conheça tudo o que precisa de saber sobre carne, legumes, peixe, o que deve ter na sua despensa, massas, molhos, utensílios de cozinha, etc. Arregace as mangas, siga as instruções e comece a experimentar as receitas básicas, simples e que resultam. Aprenda a fazer arroz cozido, refogado, no forno, ovos mexidos, escalfados e cozidos... Ultrapassada a primeira aventura culinária, está apto para dar asas ao seu «espírito aventureiro» na cozinha e servir pratos como Massa de tinta de choco com camarão e chilli, Moqueca de peixeouBife com puré de batata e manteiga de queijo Roquefort. Parabéns! Já ultrapassou os dois primeiros níveis deste Curso de Cozinha de Henrique Sá Pessoa. Tirou as suas dúvidas, aprendeu truques essenciais e impressionou familiares e amigos. Mas para obter o diploma ainda tem de completar mais duas etapas. A fasquia fica mais elevada, os ingredientes vão puxar pela sua imaginação. O chef sugere Lombo de tamboril com crosta de especiarias ou Mousse de lima com framboesas. Não se preocupe, você está pronta/o para assumir o comando por completo da sua cozinha e fazer receitas que mais ninguém faz. Facas e tachos a postos. O diploma está à vista. Arrisque um Escalope de foie gras com puré de abóbora e chocolate preto, ou um Risoto de crepes com filete de pregado assado e creme de castanhas.


A minha opinião:

Este livro, apesar de nos escapar à primeira vista, não devem deixar de agarrar num e fugir rapidamente para a vossa cozinha. Este homem é o deus das sopas! E digo sopas porque ainda não comecei a testar em força os pratos, mas acho que não me vou arrepender. Voltando às sopas, são mesmo mesmo muito simples, rápidas e tão mas tão deliciosas que dá vontade de o abraçar!
O livro ajuda em vários aspectos, não apenas com receitas mas em explicando-nos para que se usa o quê, como, em que tipo de alimentos deveremos usar cada especiaria ou erva aromática e vai-nos preparando até ao final, uma vez que as receitas estão dispostas por graus de dificuldade. Tenho o meu cheio de marcadores de receitas a testar!
Quer receitas rápidas e simples mas que vão surpreender até os mais cépticos? Quer ser um "chef" em dois tempos? Então este é o seu livro.
Deixo um desafio ao Henrique, e que tal um livro só dedicado a sopas e entradas?

Pontos fortes:
- Receitas fáceis, simples e rápidas;
- Explicações iniciais;
- Apontamentos nos finais das receitas que o tornam mais próximo de nós;
- Leveza do grafismo.

Pontos fracos:
- Uso de alguns ingredientes difíceis de encontrar em qualquer loja;
- Falta de apontamento em receitas que usam processos já apresentados anteriormente da página das mesmas (para quem folheia, decide-se por aquela e não se recorda ou ainda não viu o livro todo);
- Poucas receitas de doces.

Pontuação: 4 Flavours

Sem comentários:

Enviar um comentário

Ocorreu um erro neste dispositivo