domingo, 30 de setembro de 2012

Teste: Pão de ló de água




E saiu o fantástico maravilhoso pão de ló de água da pág. 162. Só com farinha, ovos, água e limão, é uma verdadeira tentação!

Atenção, o bolo fica pequeno. Se quiser um grande tem de duplicar a receita. Duplicando pode reduzir os ovos em 2 unidades.

Mais informações sobre o livro aqui.

Teste: Rolo de bacalhau



E mais um "teste" deste livro fantástico! Desta vez é a receita de rolo de bacalhau da página 151. Ótimo!

Mais informações sobre o livro aqui.

Teste: Almôndegas



E cá está o "teste" à receita de almôndegas da pág. 108. Recomendadíssimas! A única alteração que levaram foi juntar-lhes salsa. Ficam sempre mais saborosas.

A receita foi adaptada à Bimby.

O molho é divinal!

Mais informações sobre o livro aqui.

Gratinado de batata com ovo em caixa de pimento




Ingredientes:

- Batatas em quartos;
- 1 pimento verde;
- 2 ovos;
- fatias de queijo;
- sal, azeite, pimenta e alho em pó.


Preparação:
- Coloque as batatas temperadas de sal, alho e pimenta no microondas por 3 a 5 minutos, dependendo da quantidade;
- Corte o pimento ao meio. Fatie uma metade. Na outra metade deite os ovos e tempere.
- Num pirex disponha o pimento com os ovos, as batatas, tiras de pimento e queijo em tiras.
- Leve ao forno a gratinar até os ovos estarem no ponto que deseja, o pimento assado e o queijo gratinado (cerca de 10 a 15 minutos a 200º).

domingo, 9 de setembro de 2012

"O Livro de Pantagruel", de Maria Manuela Caetano, Maria João Caetano e Nuno Alves Caetano


E porque há pratos especiais, fica esta sugestão que em breve será "testado" neste blog, "O Livro de Pantagruel", de  Maria Manuela Caetano, Maria João Caetano e Nuno Alves Caetano publicado pela Esfera dos Livros. São milhentas receitas organizadas poe zonas geográficas do mundo, bem explicadas e que facilmente podemos fazer.


Alguns pormenores sobre o livro:


Coleção: Manuais e Guias

Nr de páginas: +/- 384 + 32 extratextos

ISBN: 978-989-626-387-4

Formato: 18,7 x 26,2

Encadernação: Brochado


Sinopse:

A primeira viagem que Maria Manuela Caetano fez foi a Itália, no longínquo ano de 1929, tinha então apenas sete anos. A mãe não se coibia de pedir conselhos, receitas, de conversar com cozinheiros para aprender os seus truques. Nascia o bicho de conhecer o Mundo e, claro, a paixão pela cozinha. Depois de O Livro de Pantagruel, a bíblia que todos os portugueses têm nas suas cozinhas, Maria Manuela Limpo Caetano traz-nos, com a ajuda dos seus filhos Maria e Nuno, uma obra com mais de 600 receitas dos cinco continentes. Uma autêntica viagem culinária: da empanada galega de Espanha, aos crepes chineses, do calulu de Angola, ao arroz de açafrão oriundo do Iraque, do caril de caranguejo de Moçambique ao café gelado austríaco, do pão de Natal típico da Alemanha ao guacamole mexicano… Deliciosas receitas realizadas com produtos de fácil acesso, ao gosto dos portugueses e de simples confeção.


"Cozinhado por Miúdos", de Maria Barbosa e Cristina Bernardo Silva


Deixo mais uma sugestão quanto a livros de culinária, desta vez para fazer com os mais pequenos.

Trata-se do livro "Cozinhado por Miúdos", de Maria Barbosa e Cristina Bernardo Silva, publicado pela Esfera dos Livros.

Com imensas receitas simples e deliciosas de rápida execução com a preciosa ajuda dos mais novos, é ainda enriquecido com sugestões de atividades e partilha de experiências na escola de cozinha LittleChef fundada pelas autoras deste livro.

Alguns pormenores sobre o livro:

Coleção: Manuais e Guias

Nr de páginas: 264 + 8 extratextos

ISBN: 978-989-626-394-2

Formato: 16 x 23,5

Encadernação: Brochado


Sinopse:

Mãos lavadas, aventais apertados, utensílios a postos e… mãos à obra! Farto de comer pão com manteiga? Então experimenta umas deliciosas panquecas de banana. Gostavas de provar comida de outros países? Aventura-te numa salada grega ou numas quesadillas mexicanas. Queres fazer um piquenique diferente? Nestas páginas encontras ideias divertidas e sanduíches saborosas. Queres mostrar aos teus pais que és um verdadeiro chef? Então prepara um esparguete à bolonhesa, com mousse de manga como surpresa final. Torces o nariz aos vegetais e à fruta? É porque ainda não fizeste a apetitosa lasanha de vegetais e bebeste os batidos de fruta que este livro te ensina a fazer. No Natal queres oferecer prendas comestíveis aos teus avós? Hoje é a tua festa de anos? Então ajuda a tua mãe e prepara pipocas doces, espetadinhas de fruta e outras receitas que vão surpreender os teus amigos…Cristina Bernardo Silva e Maria Barbosa, fundadoras da escola de cozinha LittleChef, trazem-nos neste livro técnicas de cozinha, regras de segurança e higiene que pais e filhos precisam de saber antes de se aventurarem na cozinha. Com a ajuda da simpática Dra. Catarina Vitamina dão-nos dicas fundamentais de alimentação saudável, propostas de jogos e brincadeiras para fazer com as crianças e, claro, mais de 100 receitas para todas as ocasiões.

Cozinhar com as crianças é sinónimo de diversão!